Modelos de Cartas de Apresentação

Você está à procura de emprego e de repente descobre que, justamente aquele anúncio pelo qual se interessou pede que seja enviada uma carta de apresentação junto com o currículo. E agora, o que fazer?

Redigir uma carta de apresentação é mais fácil do que você imagina. A carta de apresentação serve, principalmente, para currículos enviados pelo correio, quando há necessidade de informar a pretensão salarial. Cabe também para apresentar o profissional – no caso de uma indicação, por exemplo. Seguem alguns modelos de Cartas de Apresentação :


Modelo 1
Prezado(a) Senhor(a),
De acordo com a indicação do Sr. João da Silva, envio meu currículo para apreciação.
Há cinco anos atuo na área de divulgação e markerting da empresa Ramos&Associados, desenvolvendo trabalhos de consultoria na área educacional e também na organização de eventos em diversos segmentos empresariais.
Neste momento, busco uma efetivação no mercado, visando o desenvolvimento de um trabalho objetivo e gerador de resultados, de forma a possibilitar crescimento qualitativo e quantitativo para os envolvidos.
Agradeço a atenção e coloco-me ao inteiro dispor para contato pessoal.

Modelo 2
Prezados Senhores,
Em busca de nova proposta de trabalho na área Administrativo-Financeira, apresento-lhes meu currículo anexo.
Entre minhas características básicas encontram-se: adaptabilidade, bom humor, dinamismo, responsabilidades, perfeccionismo, auto-exigência, dedicação ao trabalho e bom relacionamento em geral.
Informo ainda que estou disponível para viagens, de acordo com a necessidade da organização.
No aguardo de contato de sua parte, coloco-me à disposição para prestar-lhes mais esclarecimentos.
Atenciosamente,

Modelo 3
Prezados Senhores,
Estou à procura de novos desafios profissionais na área de Recursos Humanos e acredito que sua empresa possa ter interesse por minhas qualificações.
Sou graduada em Comunicação Social e História, com pós-graduação em Administração. Atuo na área de Recursos Humanos há nove anos, com destaque para o desenvolvimento e coordenação de atividades de treinamento, tendo inclusive obtido a certificação ISO-9001.
Envio anexo o meu currículo para fazer parte de seu banco de dados e coloco-me à disposição para uma entrevista pessoal, quando poderei fornecer mais informações sobre minha experiência profissional.
Cordialmente,

Modelo 4
Dr. Augusto Valente

Diretor
Interforma Assessoria Empresarial Ltda.
Av. Luis Alcântara, 768 – sala 56 São Paulo – SP
Prezado Dr. Augusto,
Sou executivo de Assuntos Corporativos e Comunicação Empresarial com carreira em escritórios de advocacia e no Banco Banespa, onde adquiri sólida experiência em relações com a imprensa, clientes, órgãos de defesa do consumidor, gestão de produtos, suporte a desenvolvimento de agências e postos de serviços, análise de concorrência, formação e liderança de equipes, interface entre banco e empresas seguradoras e de cartões de crédito e áreas administrativas. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais, tenho pós- graduação em Jornalismo.
Visando posições em empresas suas clientes, encaminho meu currículo e estarei à sua disposição para um contato pessoal e informações adicionais sobre minha carreira
Atenciosamente,

Anúncios

Sobre escatambulo
Geminiano, Concurseiro, faço blogs para para divertir e ajudar as pessoas a realizar seus sonhos

93 Responses to Modelos de Cartas de Apresentação

  1. Anonymous says:

    Essa carta de apresentação mim ajudou muito obrigado

  2. Anonymous says:

    Também me ajudou muito, obrigada.

  3. Anonymous says:

    obrigado pela ajuda

  4. Anonymous says:

    Pessoal…cuidado com os erros de português…não é MIM e sim ME ajudou…Abçs..

  5. Anonymous says:

    Pessoal…cuidado com os erros de português…não é MIM e sim ME ajudou…Abçs..

  6. Anonymous says:

    Pessoal…cuidado com os erros de português…não é MIM e sim ME ajudou…Abçs..

  7. Anonymous says:

    Boa tarde.. Procura uma carta de apresentação modelo, para quem procura o primeiro emprego na area secretariado/administrativo.Será que me podem ajudar.Meu mail: laidinha.16@hotmail.comobrigada

  8. Anonymous says:

    não ajudou em nada!

  9. Anonymous says:

    grave , os americanos não toleram erros no inglês soa ruim e doi os ouvidos … alguns brasileiros, preguicosos sequer aprendem falar a propria lingua.Cuidado pessoal… isso eh decisivo para uma eliminação.

  10. Anonymous says:

    Antes de ofender, certifique-se de que escreveu corretamente, assim evita provar do próprio veneno…"preguiçoso"

  11. Anonymous says:

    Ola…de fato esse blog eh muito bom para aqueles que procuram se apresentar da melhor forma possivel em um novo emprego. Agora, a carta de apresentacao deve ser assim como esta no modelo: pequena? Ou pode-se estende-la mais? Obrigada!

  12. Anonymous says:

    O que é uma Carta de Apresentação?Trata-se de uma carta simples e breve, escrita à mão ou por computador, que se faz acompanhar de um CV, quando enviada a responder a um anúncio de emprego.Muitas vezes se diz que a Carta de Apresentação é também uma Carta de Motivação, uma vez explicita as motivações do candidato ao candidatar-se a determinada oferta de emprego.O seu objectivo consiste, genericamente, em apresentar o candidato ao empregador. Contudo, serve também o propósito de comunicar os motivos que considera serem pertinentes para fundamentar por que deveria ser a pessoa escolhida para a função a que se candidata.Deverá conter os elementos essenciais:Identificação: nome, morada, contacto telefónico;Indicar a referência e a data do anúncio da oferta de trabalho;Função a que se candidata;Referência ao currículo enviado em anexo (quando enviada por e-mail);Alusão às características pessoais e competências relevantes para a função a que se candidata; eTerminar a carta, manifestando disponibilidade para uma entrevista, apresentando cumprimentos e assinando (digitalmente).Cuidados a ter com a apresentação da carta de apresentação:Versão tradicional:Ser breve: dois ou três parágrafos são suficientes para apresentar o assunto;Ser formal: o candidato deve dirigir-se ao potencial empregador obedecendo às formalidades da sua posição, recorrendo às fórmulas de tratamento, apresentação e despedida que se adeqúem;Ser simples: a melhor forma de passar uma mensagem de apresentação passa pelas frases claras que recorram a formas gramaticais simples;Estar correctamente redigida: os erros gramaticais e ortográficos devem ser sempre evitados sob pena de a candidatura ser desvalorizada significativamente;Ser singular: deve ser diferente e personalizada para cada candidatura;Versão alternativa:Dependendo da função e empresa a que se candidata, deverá adaptar a forma e conteúdo da sua carta de apresentação/motivação;Existem situações, como aquelas referentes às candidaturas a funções do âmbito das profissões “criativas” (ex: Marketing, Fotografia, Web Design), em que é valorizada a expressão criativa e, por isso, mais apelativa e original, de apresentação da candidatura; eComo tal, deverá tentar perceber se a empresa à qual se candidata está receptiva a uma carta de apresentação original. Para isso, deverá tentar avaliar o sector em que se insere, a imagem que transmite no mercado, e o anúncio da oferta de emprego.

  13. Bruno says:

    Nossaaaaa…erro grave hein! MIM ajudou…caraca! Ainda bem que a carta ajudou, por que senão…xiii

  14. Anonymous says:

    Receeeeeeeba, este comentário!

  15. Anonymous says:

    Muito bons modelos de carta.Obrigada.

  16. Anonymous says:

    muito bom estes modelos de cartas de apresentação

  17. Anonymous says:

    muito "bons modelos de carta."É FODA!rsrs

  18. Anonymous says:

    se vocês se acham bons o bastante para corrigir o erro dos outros, porque perdem seu tempo procurando um modelo de apresentação auxiliá-los?

  19. Anonymous says:

    eu nunca fiz esse tipo de carta por no momento não ter trabalhado de carteira assinada,portanto é meu 1°emprego e essa empresa está me pedindo como devo fazer não sei por onde começar me ajude.

  20. Renata says:

    Marcos, Muito obrigada pelas dicas. Foram verdadeiramente muito válidas! Me ajudaram demais!Super abraço,Renata

  21. Anonymous says:

    cocordo plenamente com o "anônimo", dia 22/10

  22. Anonymous says:

    Nossa o pessoal aqui se preocupa bastante com outros né??!!

  23. Bia Branker says:

    Muito boa a iniciativa de criar este blog, a matéria e o comentário do anônimo no dia 7 de setembro.Obrigada!

  24. Parabéns! Pessoas como você fazem a diferença!

  25. Realmente a carta de apresentação é uma ferramenta extremamente eficiênte para a conquista de um emprego, ótima matéria.

  26. Capixaba says:

    dicas leagais , seu blog é muito util. parabens pelo seu trabalho.mobileandandroid.blogspot.com

  27. Anonymous says:

    Olá , seus modelos de apresentação estão me ajudando muito ObrigadaValéria Camargo

  28. Anonymous says:

    Trabalho na área de comunicação corporativa e tenho algo a contribuir: não acho, realmente, que o uso de termos como "prezados senhores" e verbos colocados da maneira "apresento-lhes" seja adequado. Sei que era assim que nos comunicávamos antigamente, mas hoje esse tipo de linguagem me soa completamente velho e desnecessário. Hoje as relações são diretas e claras, e formalidade com certeza deixou de ser um ponto valioso… pelo contrário… muitas vezes parece cópia de textos ultrapassados e soa exagerado.

  29. Anonymous says:

    Pessoal, em questão dos erros português/gramaticais, acredito que caiba a cada um que "surrupia", "afana", a devida correção. Já deixaram a ideia, não custa melhorar!!!

  30. Anonymous says:

    tá legau galera show de bola no rolé valeu pá chu chu. já estou trabalhando valeu mesmo

  31. Anonymous says:

    é assim mesmo uns querendo ser melhor do que os outros porque não ajuda? e sim só criticar

  32. Anonymous says:

    Se vocês reparassem como escrevem quando "postam" aqui os comentários, não me admiro nada que nem consigam chegar a fase da entrevista.Tenham cuidado como falam e muito mais como escrevem.Dêem importância aos pronomes; "me", "eles", "nós", "vós". Vejam se deve estar antes ou depois dos verbos.Abraços

  33. Anonymous says:

    Obrigado ajudou bastante,

  34. Anonymous says:

    Prezados,Estou à procura de novos desafios profissionais na área Financeira e acredito que sua empresa possa ter interesse por minhas qualificações.Sou graduada em Comércio Exterior e concluindo pós-graduação em Administração de Empresas na Faculdade XYZ. Atuo desde 2005 na área financeira de grandes corporações como ABC e DEF, contribuindo em diversas atividades operacionais e estratégicas. Agradeço a oportunidade em participar do processo seletivo.

  35. Anonymous says:

    SIM!Me ajudou bastante,em alguns detalhes de minha carta..Obrigada..!

  36. Anonymous says:

    Eu gostaria de saber o que quer dizer o nome da carta de apresentação.

  37. Terezinha says:

    Parabéns!gostei da matéria.Ela me deu suporte e estou empregada.Obrigada,obrigada e obrigada

  38. Camila says:

    Eiiii,gente nao sei de quando foi esses comentarios mais que barraco hein?Kkkkkkkk…Olha ja dei uma olhada nas cartas e gostei bastante.To cursando primeiro periodo ainda na fac. ja indo para o segundo e preciso de um modelo de carta.Obrigada…

  39. Camila says:

    Eiiiii,é impresao minha ou aconteceu um bate boca aqui?Rssrsrsrs…Bom sou univercitara e to no segundo periodo de administracao,to precisando muuuito de um modelo e achei esses otimos,obrigada

  40. Camila says:

    Eiiiii,é impresao minha ou aconteceu um bate boca aqui?Rssrsrsrs…Bom sou univercitara e to no segundo periodo de administracao,to precisando muuuito de um modelo e achei esses otimos,obrigada

  41. Anonymous says:

    Quem disser que o material não o ajudou, analise bem;1) Se chegaram até a entrevista é porque a carta serviu e, se não foi convocado é porque o problema é você;2) Se não foi chamado para a entrevista, analise seu CV, ele é você de forma descrita, seu perfil não era o que a empresa precisava ou havia um candidato melhor qualificado.

  42. Anonymous says:

    Parabéns ,eu utilizei e deu certo, realmente o empregador dar atenção ao currículo.

  43. Anonymous says:

    vai tomar no cú, todos que se acham suficientemente bons com suas escritas, e não respeitam os erros dos outros… Se acha fodão? Vai dar aula para o ensino fundamental então seu merda. Aqui todos buscam dicas e não criticas de pessoas que nem levantam o rabo do pc, e referente aos moderadores do site, valeu pela iniciativa.

  44. pablo says:

    Lendo os comentários,acredito que as dicas foram postas para ajudar, realmente temos que ter qualidade com e como escrevemos, para sermos convocados para uma entrevista de emprego. Boa sorte a todos

  45. Anonymous says:

    Olá.Espero que ME ajude também. Obrigada.

  46. Anonymous says:

    obrigada pela carta, adorei!

  47. Meu Deus!!!! que coisa feia um desrespeitando o outro……Gostei dos modelos, valeu!!!

  48. Sula says:

    – Olá pessoal, estou com uma dúvida: Gostaria de saber se eu posso incluir a carta apresentação na mesma folha do curriculum. Obrigada

  49. Anonymous says:

    Nossa que falta de respeito, se criticaram o seu erro é só levar em consideração e não errar mais, não precisa desse debate ridículo que vc está querendo.E vc que critica tenha mais censo, critica de forma esducada sem irônia.

  50. Daniel says:

    boa noite!quero fazer uma proposta de reformulação no serviço prestado por um restaurante japones, tais com atendimento noturno, delivery, como vc poderia me ajudar?desde já obrigado por sua atenção!

  51. Daniel says:

    boa noite!quero fazer uma proposta de reformulação no serviço prestado por um restaurante japones, tais com atendimento noturno, delivery, como vc poderia me ajudar?desde já obrigado por sua atenção!

  52. Edleuza says:

    A "Anônimo", que deu orientações sobre Carta de Apresentação:Parabéns. Você focalizou o tema da postagem, em si, dando uma valiosa contribuição aos leitores. Atitude ótima, positiva, construtiva! Adorei.Um abraço.

  53. Ale says:

    Gostaria de saber se "carta de intenções" para participar de um processo seletivo é o mesmo que "carta de apresentação"? Pesquisei na internet e percebi que carta de intenções serve mais para concorrer a uma vaga de mestrado ou pós-graduação. Até mesmo para firmar acordos entre empresas, mas a seleção que participo, socilitou carta de intenções. Podes me ajudar?

  54. Florentino says:

    estou assustado com tanta grosseria, nao vejo necessidade disso uma vez tratar-se apenas de modelos, acho um desrespeito às pessoas, se nao gostou nao precisa ofender, simplesmente desconsidere o modelo e parta para sua propria escrita. achei os modelos otimos, satisfaz as necessidade de quem precisa. parabens

  55. Anonymous says:

    Eu gstaria de agradecer a força do site um muito obrigado de coraçao perdi toda minha familia porem ganhei outra estou trabalhando novamente abraços do anonimo encorajado por vcs.

  56. Marcia says:

    Como é o modelo de carta em que outra pessoa te apresenta para uma vaga de pós graduação?

  57. Áquele que postou "e vocês se acham bons o bastante para corrigir o erro dos outros, porque perdem seu tempo procurando um modelo de apresentação auxiliá-los?" …O verbo auxilià-los, absteve todo o sentido da frase, deixanda sem nexo. Que infelicidade em defender as pecadores da lingua portuguesa … hahaha! O correto seria escrever "auxilía-los, com acento agudo na letra i e não na a. kkkkkkkkkk!

  58. Anonymous says:

    Que papo ruim, hein? Cada um que tenta corrigir o jeito de escrever do outro enche as suas próprias frases de erros de ortográficos ou gramaticais.. affff….

  59. Cabral says:

    Sempre existe alguém para ajudar sem custo, mas as pessoas colocam isso como obrigação de quem fez e prefere pagar para empresas que te enganam do começo até o fim, ficando desempregado um bom tempo mesmo com a ajuda de empresas especializadas em RH.Os modelos estão ótimos!!!PARABÉNS!

  60. Anonymous says:

    Otimo carta viu..Aprecio muito o seu jeito de expressar seu ponto de vista de forma profissional e centalizada….Bom trabalho…

  61. Hello says:

    Antonimo, vc esta de parabens pelo seu comportamento, espero que vc esteja empregado já, pois tem demonstrado que esta realmente precisando de um emprego, mais um vez parabéns.

  62. Anonymous says:

    Anonimo, parabens pelo seu comportamento, vc realmente precisa de um emprego, e vai conseguir.

  63. Lola Flor says:

    Boa tardeQuero agradecer pela iniciativa. Gostei dos modelos, creio que me ajudarão a formular a minha carta de apresentação.Lola.

  64. Anonymous says:

    Putreca irmãozada!! Essa parada de portuges é froida hein!! Potz!! Po ja ta filé a bagassa só troquei os nomi!VLWWW!

  65. J. Sousa says:

    obrigada candidatei me a um emprego numa empresa na Suécia a que eu escolhi foi a de DR.Augustoneste caso foi DR.e deu resultado deve se ter cuidado como se trata as pessoas os outro países da UE dão muita importância aos títulos…

  66. Anonymous says:

    Parabéns,me ajudou bastante!

  67. Anonymous says:

    Realmente estamos a cada dia nos atualizando e chegamos ao ponto de pedir em um simples cadastro carta de apresentação . Essas sugestões são realmente mui importante para destaque dos outros, agradeço a ajuda

  68. Anonymous says:

    São bem interessantes estas cartas de apresentação, hj.mesmo usei um dos modelos.Muitíssimo obrigado.

  69. Anonymous says:

    CARACA VÉI!SUPINPA ESSA PARADA!AJUDA MIM EM MUITO!MIM AGORA PODE TRABLHAR NA CIDADE GRANDE!MIM É HOMI GRANDE!

  70. Anonymous says:

    Olá pessoal,achei bem interessante todos os comentários,mas serei franca,os erros de português existem,mas também existem os erros de digitação,na hora de escrevermos,acabamos utilizando a pressa,eu mesma ao escrever este texto,me peguei digitando letras a mais, ou a menos,por ter pressa ao digitar.Fica a dica,leitura diária é importante,de preferência material impresso,do tipo jornais e revistas que não sejam de fofocas ou novelas. Ok. Um abraço à todos.

  71. ANTONIO says:

    ESSES MODELOS DE CARTA DE APRESENTAÇÃO SAO ÓTIMOSME AJUDARAM MUITO.

  72. "Mim ajudou"????? Mas, o português não está ajudando em nada! kkkkkkkk

  73. "Mim ajudou"???? Mas o português não está ajudando em nada! kkkkkkk

  74. Anonymous says:

    MIM ajudou foi péssimo. Será que ajudou mesmo? HAHAHAHHAHAHAA

  75. Anonymous says:

    nao me ajudou em nada!!!!!!!!!!!!!

  76. Anonymous says:

    nao ajudou em nada.

  77. Priscilla says:

    Parabéns pelo site , ótima iniciativa! É bom perceber que há mais pessoas preocupadas com ortografia do que interessadas em criar discussão. Aos desavisados, "senso" e "censo" não são a mesma palavra e "auxiliá-los" é a forma correta de conjugar o verbo. Espero que essas dicas contribuam para que vocês atinjam seus objetivos. Lembrem-se que a ortografia também é fator de decisão de aprovados para um cargo. Se ainda não conseguiu um emprego, procure aceitar essas críticas e melhorar seu português, ao invés dde criar discussão.

  78. Anonymous says:

    Na moral vcs podem reparar q todos q tentaram corrigir os erros da galera erraram tbm… Kkk Fala sério o foco é a carta de apresentação e ñ o debate de ortográfia.

  79. Anonymous says:

    "mim" ajudou? Vai ficar desempregado!

  80. Anonymous says:

    Parabéns pela iniciativa!!!Ótimo material!

  81. Anonymous says:

    Boa tarde,procuro uma carta de apresentação para a área de informatica, se alguém puder me ajudar…desde já agradeço,luiz.gano@hotmail.com

  82. e empresionante como as pessoas decaidas em um mundinho ñ vêm, as coisas com clareza, escrever bem e uma coisa e preparar seu curriculo e outra, eu ñ sou bom em me concertar quando escrevo, mais vejo erro dos outros, meu curriculo ñ e bom mais posso me apresentar melhor….a carta ajuda sim, mais algumas pessoas axa qe ñ…batalhem encista convertam um ñ em uma oportunidade ñ desanimem…abraços a todos e boa sorte…alexs juan, belem parájuanocker@hotmail.com

  83. e empresionante como as pessoas decaidas em um mundinho ñ vêm, as coisas com clareza, escrever bem e uma coisa e preparar seu curriculo e outra, eu ñ sou bom em me concertar quando escrevo, mais vejo erro dos outros, meu curriculo ñ e bom mais posso me apresentar melhor….a carta ajuda sim, mais algumas pessoas axa qe ñ…batalhem encista convertam um ñ em uma oportunidade ñ desanimem…abraços a todos e boa sorte…alexs juan, belem parájuanocker@hotmail.com

  84. Anonymous says:

    adorei bastante, é verdadeiramente uma grande ajuda. obrigado

  85. Anonymous says:

    mim????Aprende a escrever primeiro, depois tenta fazer uma carta de apresentação ou até para conseguir um emprego bom!!Essa carta de apresentação "mim" ajudou muito.. tá loco, só com isso você perde a vaga!!Desculpe, mas é por isso que o brasil não vai pra frente!

  86. Anonymous says:

    huum muito bom gostei muito viu me ajudou bastate

  87. Anonymous says:

    Me ajudou muito obrigado!!!!

  88. Anonymous says:

    gostei das cartas me fez esclarecer melhor as minhas duvidas.

  89. Joãozinho says:

    Mim é foda né índio!

  90. Anonymous says:

    sempre ha gente boa disposta ajudarem os outros,valeu gente boa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: