Tire suas dúvidas sobre concursos públicos

traz relação de perguntas e respostas baseadas em perguntas de leitores.
Saiba mais sobre inscrições, provas, escolaridade e limites de idade, entre outros temas.

O vida de cachorro preparou um tira-dúvidas para os leitores interessados em prestar concurso público, baseado nas principais perguntas enviadas pelos leitores.

Confira abaixo as respostas, todas baseadas nos editais de concursos já publicados.

Leia também:

Ler edital é o primeiro passo para garantir vaga

Quais informações são encontradas no edital de um concurso?

Todos os editais trazem informações sobre os requisitos exigidos para os cargos (incluindo idade e nível de escolaridade); tabela de cargos e vagas, com os respectivos salários e jornada de trabalho; prazo, taxas e formas de inscrição; como obter isenção ou desconto no pagamento da taxa de inscrição; documentação exigida na inscrição e na data da posse; informações sobre as provas – caso não constem datas, locais e horários, o edital informa também quando esses dados serão divulgados; conteúdo das provas, número de questões e peso de cada disciplina; formulários para entrada de recursos e descrição dos cargos. Muitas organizadoras também incluem um quadro no final do edital ou em um anexo separado contendo o cronograma geral de todo o processo seletivo. O mesmo pode ocorrer com também com a tabela de cargos.

Como é possível saber os locais e horários das provas se eles não constam no edital? Muitos editais de concursos trazem somente as datas e horários previstos das provas, mas essas informações iniciais podem ser modificadas, ou seja, o regulamento pode ser retificado e divulgado novamente no site da organizadora. As informações sobre os locais de aplicação dos exames geralmente são divulgados por meio de edital de convocação publicado nos Diários Oficiais correspondentes à esfera do concurso (municipal, estadual e federal), de cartões de convocação que podem ser acessados pelos candidatos no site da organizadora ou que são encaminhados pelos Correios, ou por meio de comunicado no site da instituição responsável pelo concurso. Por isso, o candidato deve colocar o endereço residencial correto e completo no formulário de inscrição, inclusive com a indicação do CEP. Além disso, deve ter o hábito de acessar o site da organizadora para acompanhar todas as etapas do processo, retificações e comunicados.

Onde encontrar o conteúdo das provas?
O conteúdo programático do exame geralmente está na parte final dos editais. Os regulamentos separam as disciplinas previstas nas provas por níveis de escolaridade ou por cargos. Outros trazem ainda indicações bibliográficas (livros e artigos recomendados para estudo). É importante o candidato verificar o peso das provas e das disciplinas, além do número de questões de cada exame para programar o estudo.

Onde encontrar as localidades em que há vagas?
Os editais trazem essas informações ou no próprio corpo do regulamento ou em anexos nos sites das organizadoras. Por isso, quando o candidato acessa a página na internet referente ao concurso, ele deve prestar atenção em todos os links que a organizadora coloca para serem lidos, principalmente os anexos.

Como saber o prazo e forma de pagamento?
Os editais trazem no item prazo de inscrição a data máxima para pagamento da taxa. As formas também são especificadas. Geralmente podem ser feitas por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), disponível no próprio site da organizadora, que deve ser impressa pelo candidato, ou por meio de boleto bancário. As organizadoras também especificam no edital onde a taxa pode ser paga. O candidato deve ficar atento ao prazo de pagamento, pois a efetivação da inscrição só se dá após a confirmação pelo banco do recebimento do valor da taxa. Além disso, o interessado deve acompanhar a situação da sua inscrição no site da organizadora para evitar imprevistos. As organizadoras geralmente dão um prazo após o encerramento para o candidato entrar em contato caso ocorra algum problema com a inscrição e pagamento.

Quais os procedimentos para fazer as inscrições?
Os editais especificam as formas de inscrição. Na maioria das vezes podem ser feitas somente por meio do site da organizadora. Mas outros concursos abrem a possibilidade para serem feitas também em agências bancárias ou dos Correios. Nesse caso, o edital traz a lista de endereços. Quando o concurso é municipal, os candidatos também podem se inscrever nas prefeituras e câmaras municipais, entre outros órgãos autorizados pela administração.

Como saber se minha inscrição foi aceita?
O candidato deve acompanhar a sua inscrição no site da organizadora. Ele deve buscar o link correspondente ao concurso para o qual se inscreveu e acessá-lo freqüentemente para saber não somente se sua inscrição foi aceita, como também retificações do edital e datas, locais e horários de provas. Mas há organizadoras que enviam o cartão de inscrição para a residência do candidato. Nesse caso essa prática estará especificada no edital do concurso.`
Como obter os gabaritos dos concursos e relação dos aprovados?
As organizadoras costumam colocar nos sites os gabaritos e resultados dos exames. Por isso, o candidato deve sempre consultar as etapas do processo seletivo no endereço eletrônico da organizadora responsável pelo concurso para ficar informado e, caso queira, para entrar com recursos contra os resultados.

Como obter informações sobre isenção de pagamento ou redução da taxa de inscrição?
Se o concurso prevê isenção ou redução no pagamento de taxa o edital especifica os casos que são contemplados com esse benefício. Dependendo do edital, há previsão de isenção e/ou redução para doadores de sangue, desempregados, estudantes, candidatos que consigam comprovar baixa renda, entre outros. Mas há editais que não prevêem esse benefício.

Fiz a inscrição para um cargo para o qual não tenho a escolaridade exigida. Posso obter a devolução da taxa?
Geralmente as organizadoras dos concursos não se responsabilizam por esse tipo de erro e não devolvem o valor da taxa. Por isso, é importante o candidato ficar atento à escolaridade mínima exigida para o cargo. As escolaridades exigidas vão desde ensino fundamental incompleto até superior completo. Um candidato que tenha nível superior e se interessa por uma vaga de nível médio pode prestar o concurso para a oportunidade. Mas quem tem nível médio não pode prestar concurso para nível superior.

Se ainda não completei 18 anos posso prestar concurso público?
A maioria dos editais exige que os candidatos tenham 18 anos completos na data da posse. Mas podem ocorrer concursos que exijam essa idade mínima até o prazo final das inscrições. Essa especificação fica nas seções de inscrições ou requisitos para o cargo do edital.

Não tenho acesso a computador. Como posso fazer a inscrição?
Geralmente os editais de concursos trazem uma relação de postos específicos com computadores em que os candidatos podem acessar a internet gratuitamente.

Como obter informações sobre publicações de editais de concursos que foram autorizados pelo governo federal?
Quando o governo federal autoriza a realização de um concurso público, na portaria publicada no Diário Oficial da União vem especificado o prazo máximo para publicação do edital de abertura após a data da autorização.

Como entrar em contato com as principais organizadoras de concursos?
Fundação Vunesp: (11) 3874-6300 –

www.vunesp.com.br

Cespe/UnB: (61) 3448-0100 –

www.cespe.unb.br

Instituto Cetro: (11) 3285-2777 –

www.cetroconcursos.com.br

Fundação Carlos Chagas: (11) 3723-3000 –

www.concursosfcc.com.br

Fundação Cesgranrio: (21) 2103-9600 –

www.cesgranrio.org.br

Escola de Administração Fazendária (Esaf): (61) 3412-6288/6238 –

www.esaf.fazenda.gov.br

Fundação Conesul de Desenvolvimento: (51) 3320-5205 –

www.conesul.org

Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ: 0800-7273333/(21) 2598-3051 – www.nce.ufrj.br/concursos

 

fonte G1

Anúncios

Sobre escatambulo
Geminiano, Concurseiro, faço blogs para para divertir e ajudar as pessoas a realizar seus sonhos

3 Responses to Tire suas dúvidas sobre concursos públicos

  1. Vinicius says:

    Se eu estiver cursando o 3 ano do ensino medio eu posso fazer uma prova q exige o ensino medio ? mais eu naum completei. Eu posso fazer essa prova ?

  2. Janete Taranto M Faria says:

    Onde encontro os editais para os concursos?

  3. Julia Souza says:

    Pessoas com restrições no Serasa e SPC podem prestar concurso público? E se passaram, podem ser admtidas? A restr~ições quanto a isto?
    Obrigada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: