Dicionário da caipirez paulista

Ataque de bicha: Expressão que representa um momento de nervosismo. (Exemplo: Ele me deixou tão atarantada que me deu um ataque de bicha!)* Azesquerda ou Asdereita: Termos utilizados normalmente para definir direções a serem tomadas em algum caminho. (Exemplo: Você então vira Azesquerda e depois Asdereita e segue em frente.)

* Bicão: Aquele que não foi convidado (Exemplo: Quem é aquele cara de camisa laranja e rosa, boné verde e vermelho? Acho que veio de bicão na festa)

* Bico: Olhar, avaliar. (Exemplo: Dá um bico se essa peça tá ok. )

* Bico: Cara meio atrapalhado, pessoa que faz besteiras freqüentemente. (Exemplo: Aí o Bico foi lá e tomou o maior fora da garota!)

* Bissurdo: Absurdo, inaceitável, incrível. (Exemplo: Essa coisa de seqüestro é um bissurdo!)

* Bocó: Pessoa lerda, bobo. (Ex: Cê é um bocó, todo mundo se aproveita do cê).

* Capetoso: Aquele ser hilário, que adora tirar sarro de todo mundo. (Ex: Aquele num presta, é capetoso mesmo!)

* Capote: Cair, escorregar, tombo, queda. (Exemplo: O Cara fez a curva e tomou o maior capote!)

* Carçá: Palavra que indica comer alguma coisa para matar a fome. (Exemplo: Vô carçá o estomago, antes de sair prá balada!!)

* Castelá: Dar em cima de uma garota. (Exemplo: Vô castelá aquela loirinha ali!! )

* Catando Coquinho: Termo utilizado em uma situação em que a pessoa quase cai e consegue se levantar. (Exemplo: Aquele carinha, tomou em tranco do Tonhão e saiu catando coquinho.)

* Cê vá í?: Pergunta você vai a tal lugar…?

* Ceroto: Sujeira do nariz. (Exemplo: Menino! pare de tirar ceroto do nariz!)

* Chovendinho: Dia ou noite com chuva fraca, quase uma garoa.(Exemplo: O cara tomou o capote porque tava chovendinho!)

* Cornetear: Falar alguma coisa de outra pessoa, algo parecido com “fofoca”. (Exemplo: O Marcio estava corneteando o Fábio ontem )

* Dar uns Péga: O mesmo que ficar ou tirar um sarro com alguem. (Exemplo: Hoje vou dar uns pega na Maria depois da missa!)

* Deusolivre: Termo utilizado largamente um todo tipo de conversa, expressa afirmação negativa categórica. (Exemplo: Deusolivre que eu vou no cemitério a noite!)

* Disgracêra: Quando tudo/algo dá errado. (Ex: Aconteceu uma disgracêra comigo ontem, atropelei a fia dum traficante).

* Dormiu no ponto: Bobear, o mesmo que “marcar bobeira” ( Ex: O Zé dormiu no ponto e “robaro” o carro dele)

* Drento: indicativo de local/lugar.(Exemplo: O material está “drento” da caixa. )

* Erguida: Levar uma bronca. (Exemplo: Quebrei o prato e tomei a maior erguida da mãe!)

* Escuita: Escutar algo. (Exemplo: Tonico escuita muita moda de viola…).

* Espeloteada: Pessoa elétrica que tem temperamento forte, birrenta. (Exemplo: Essa menina é muito espeloteada!)

* Estorvo: Tudo que atrapalha, inclusive pessoas que atrapalham. (Exemplo: Aquele bico é um estorvo!)

* Euem: Não vai fazer, participar ou falar algo. (Exemplo: Você foi no velório ontem! – Euem tá loco!)

* Farfanho: entrou meio na lateral (Exemplo: Estacionei de farfanho na rua)

* Fazer uma fita: Aparecer, chamar a atenção. (Dei uma passada lá, só prá fazer uma fita).

* Fervo: Local agitado, festança legal.(Exemplo: E aí, vamos no fervo hoje na casa do Manezinho?)

* Fianco: Palavra utilizada para identificar uma ação que não ficou aprumada em linha reta. (Exemplo: Ela foi estacionar o carro e ficou de fianco.)

* Fiótão: Pessoa menos preparada, sem experiência, meio bobo. (Exemplo: Olha lá a besteira que ele fez! Só podia ser fiótão mesmo. )

* Forfé: Bagunça, agitação. (Exemplo: Fui no baile e tava o maior forfé!)

* Frio prá Urso: Quando tá frio prá cacete. (Exemplo: Vou ficar debaixo do cubertô porque tá frio prá urso).

* Frutinha: Rapaz delicado que não demonstra sua masculinidade (Exemplo: Olha só! Andando desse jeito só pode ser frutinha!)

* Fumo: Conjugação do verbo “ir” (Exemplo: Nóis fumo lá ontem)

* Furar o Zóio: Enganar, tirar vantagem (Exemplo: O Túlio vai me vender um módulo por 300 reais, será que está furando meu zóio?)

* Furdunço: Confusão, normalmente relacionada a festas (Exemplo: Tava lá na festa e de repente começou uma briga…foi o maior furdunço!)

* Gorfá: Vomitar. (Exemplo: Acho que bebi demais, vou gorfá!)

* Isgueio: A mesma coisa que fianco.

* Lagartear: Não fazer nada, ficar paradão como um lagarto no sol. (Exemplo: Hoje não tô afim de fazer nada, vou lagartear o dia todo.)

* Manguaça Véia: Expressão utilizada normalmente quando um indivíduo sofre uma queda ou um tropeção por qualquer motivo. (Exemplo: Eh! Caiu de novo manguaça véia!)

* Melá os pé: Tomar todas, beber até cair. (Exemplo: O marido da Mariquinha méla os pé todo dia no bar!)

* Migué: Às vezes substitui a palavra “xaveco”. (Exemplo: Aquela tava difícil, tive que jogar o maior migué nela pra conseguir o que queria.)

* Mó: Expressão designativa de grandeza/intensidade. Muito. (Exemplo: O clube que nóis fumo ontem é “mó” legal!!)

* Mocorongo: A mesma coisa que bocó.

* Morgá: O mesmo que lagartear.

* Moquiado: Ficar escondido no canto, na espreita.(Exemplo: O João fico moquiado a noite toda prá pegá a mulher dele no flagrante!)

* Muquifo: Casa, barraco. (Exemplo: Hoje a noite eu passo lá no seu muquifo).

* Namorandinho: Estar com alguém, namorar firme. (Exemplo: O Fábio está namorandinho a Joana!)

* Nervo: Termo utilizado quando a pessoa está irritada ou nervosa com algo ou alguem.(Exemplo: Aquele oreia sêca que trabalha comigo só faz besteira e eu tenho que consertar, isso me dá um nervo!)

* Óia: Olhar algo, veja, preste atenção. (Exemplo: Óia só que coisa!)

* Oreia Seca: Utilizado para designar uma pessoa ignorante, simplório. (Exemplo: Esse é um oreia seca mesmo, não tem jeito!)

* Orná: Que combina, fica bom com algo mais. (Exemplo: Vou comprá essas roda aro 17?!! Vai orná na pick-up )

* Páia: O mesmo que mentira. (Exemplo: Esse cara só conta páia, não acredite nele!!)

* Páiero: É o mentiroso

* Paraô!: Pare com isso!

* Paroqueada: Conversa mole, papo-furado, conversa sem interesse.(Exemplo: Ah!! o Mané fica no bar a tarde toda só na paroqueada com os outros.)

* Pial: O mesmo que Erguida, uma bronca, chamar a atenção de alguém. (Exemplo: O Zé chegou as 3:00 hs de pé melado e tomou o maior pial da patroa.)

* Pior que é.: É isso mesmo, concordar plenamente.(Exemplo: Eu acho que o João é frutinha. Pior que é!)

* Piririca: Aquela sujeira escura que fica nas dobras da pele dos seus filhos, depois de brincarem o dia todo na rua. O mais famoso é o cordão do pescoço. (Exemplo: Vá tirar a piririca!)

* Póde erguê: Não vou fazer, nem pensar de jeito nenhum. (Exemplo: Preciso que você vá a pé até a cidade. – Póde erguê que eu vô!)

* Ponhá: Termo muito usado usado para expressar “colocar” alguma coisa alí ou aquí. (Exemplo: Vou ponhá aquí.)

* Pórva: Pessoa ou coisa que não presta, que não tem qualidade. (Exemplo: Comprei uma calça jeans marca pórva mesmo.)

* Posá: Dormir em algum lugar.(Exemplo: Posso posá hoje aqui ??)

* Putaquelamerda: Expressão de espanto. Susto.(Exemplo: Putaquelamerda, que susto! )

* Quaiá o Bico: Dar muita risada. (Exemplo: O peão tomou um capote e eu quaiei o bico!)

* Reganhera: Estado letárgico que geralmente ocorre logo após o almoço, moleza, soneira.(Exemplo: Comi tres pratos de feijoada e me deu uma reganhera daquelas!)

* Revertério: Define mal estar, estar passando mal. (Exemplo: Comi aquela maionese e me deu o maior revertério!)

* Sair vazado: Atitude de todo bundão que apronta alguma e depois dá cagada. (Exemplo: O dono do carro tá vindo aí, sai vazado!)

* Samiá: O mesmo que semear, espalhar algo. (Exemplo: O Zé foi no quintal samiá o milho.)

* Sartei de banda: Deixar de fazer algo (Exemplo: Você foi ajudar a encher a laje na casa do João ? – Euem sartei de banda!!)

* Subir lá em cima / Descer lá em baixo: Reforço de afirmação. Pra garantir que a pessoa realmente suba pra cima e não para baixo, ou desça pra baixo e não para cima. (Exemplo: Eu subi lá em cima prá pegar as caixas e depois eu tive de descer tudo lá em baixo!)

* Treta: Expressão usada quando o indivíduo arruma confusão.(Exemplo: Passei uma conversa naquela menina e namorado dela ficou sabendo, deu a maior treta.)

* Trincá os côco: O mesmo que melá os pé. (Exemplo: Hoje eu vou no bar e só saio quando trincá os côco!)

* Tropinha: O mesmo que gangue, bando, galera.(Exemplo: Vamos reuniar a tropinha prá pegar ele depois da aula!)

* Trupicar: É o mesmo que tropeçar. (Exemplo: Carlos trupicou e caiu de cara no chão!…)

* Úia: Olhar coisa ou pessoa interessante, chamar atenção para algo especial. (Exemplo: Úia que belezura!)

* Vai rendê: Vai dar certo, algo que vai funcionar. (Exemplo: Hoje eu vou no baile, vai rendê!!)

* Vaidalá: Termo utilizado para informar que um caminho te levará onde você quer ir.(Exemplo: E se eu pegar a Rua Getúlio Vargas, vaidalá? – Ahh vaidalá tambem!)

* Véia carçuda: Mãe ( Como vai a sua véia carçuda? )

* Viela: Expressão comum usada em afirmações. (Exemplo: Eu viela hoje.)

* Virô um rebosteio: Termo utilizado quando tudo dá errado. (Exemplo: Eu tava na rua e a agua do rio começou a subir eu tentei sair e não deu, virô um rebosteio só!)

* Vô chegando: Ao contrario do que parece é utilizado quando você vai embora, esta saindo (Exemplo: Bom pessoal a festa tá boa, mas eu vô chegando!! )

* Xééé: Nem pensar, de jeito nenhum, de forma alguma. (Exemplo: Você vai trabalhar Domingo? – Xééé!)

* Zé Ruela: Pessoa que só faz besteira. (Exemplo: Esse cara é um Zé ruela mesmo.)

via idiotaz

Anúncios

Sobre escatambulo
Geminiano, Concurseiro, faço blogs para para divertir e ajudar as pessoas a realizar seus sonhos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: